Skip to content

Chega de regar orquídeas com água: regue-as com ela para uma flor espetacular

  • by

As orquídeas são plantas com flores versáteis que podem ser facilmente cultivadas em ambientes fechados e podem ser encontradas em mais de 25.000 espécies. A variedade comercial mais conhecida é a orquídea Phalaenopsis, também conhecida como orquídea mariposa. Para iluminar seu interior com orquídeas coloridas, descubra com o que você pode regá-las para estimular sua floração.

Orquídeas são plantas perenes com folhas perenes. Estas plantas tropicais são resistentes. Você pode cultivá-los dentro de casa para desfrutar de suas belas flores, mesmo que você não tenha um polegar verde. No entanto, para que esta planta exótica floresça, é aconselhável substituir a água de irrigação por esta solução.

O que pode ser regado com orquídeas para estimular sua floração?

Orquídeas no peitoril da janela

A água é um elemento essencial para as plantas. Além de hidratar as plantas, ajuda a transportar nutrientes do solo para as células vegetais. Além disso, a evaporação da água causada pelo fenômeno da transpiração ajuda a regular a temperatura das plantas e resfriá-las. Embora a água seja vital para as plantas, você pode regá-las com um fertilizante líquido durante sua fase de crescimento, que hidratará e nutrirá as plantas com flores para estimular seu crescimento e floração. Para desfrutar de uma espetacular flor de orquídeas, você pode regá-la com chá verde.

O chá verde é um fertilizante muito eficaz para estimular a floração das orquídeas e mantê-las saudáveis. É, de fato, rico em elementos essenciais para o crescimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio. Para usar este fertilizante natural, basta mergulhar algumas folhas de chá verde em água quente e deixar essa infusão esfriar. Em seguida, use a solução para regar as orquídeas. Este fertilizante líquido pode ser usado uma vez por mês na primavera e no verão. Além disso, use esse fertilizante com moderação, pois qualquer excesso pode fazer com que flores e folhas caiam.  

Além de regar suas orquídeas com chá verde, você também pode tomar saquinhos de chá verde e polvilhar seu conteúdo sobre o solo de orquídeas em vaso.

Que outros fertilizantes existem para fazer as orquídeas florescerem?

Além de regar as orquídeas com uma infusão de chá verde, você pode usar esses fertilizantes líquidos para aumentar sua floração.

  • Água de cozimento de ovos para fazer as orquídeas florescerem novamente
Água fervente do ovo

Depois de ferver os ovos cozidos, reserve a água do cozimento. Deixe esfriar e depois use para regar suas orquídeas. A casca do ovo tem um bom teor de cálcio, magnésio, carbonato e fósforo. Esses minerais entram na água de cozimento dos ovos e são usados para fertilizar as plantas.

  • Cascas de banana para estimular a floração de orquídeas

As cascas de banana são ricas em potássio e nitrogênio. Para que suas orquídeas voltem a florescer, misture cascas de banana orgânicas com água. Deixe agir por 24 horas, depois regue as orquídeas com esse líquido.

  • Água de cozimento de arroz para promover a floração de orquídeas
Água de cozimento de arroz

A água do arroz é um bom adubo para as plantas. Este fertilizante natural é rico em amido, nitrogênio, fósforo e potássio. Além de estimular o crescimento das plantas, melhora seu processo de fotossíntese e estimula o crescimento de bactérias boas no solo. Para estimular o florescimento das orquídeas, basta coletar essa água, deixá-la esfriar e, em seguida, usá-la para regar suas orquídeas. Tenha em mente que a água de cozimento do arroz não é o único fertilizante líquido útil para as plantas. Cozinhar água de alimentos ricos em amido, como batatas ou massas, também pode ser útil para suas plantas.

Com esses fertilizantes naturais, você pode conseguir uma floração espetacular de suas orquídeas, mantendo-as hidratadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *